top of page

Artrite e dores nas articulações - Artigo Universidade de Michigan

Um dos fatores associados à percepção negativa do envelhecimento é o de achar que determinadas doenças ou sintomas fazem parte do processo natural de envelhecer. Isso é usado como justificativa para a não adoção de medidas preventivas ou mesmo diagnóstica. Esse pensamento reforça a ideia de que velhice é doença.

Pesquisa recente realizada pelo Institute for healthcare da Universidade de Michigan entre janeiro e fevereiro de 2022 com 2277 adultos entre 50-80 anos, mostrou que 70% relataram dor articular ou sintomas de artrite. 74% concordaram com a afirmação de que a artrite e a dor articular fazem parte do envelhecimento normal. E isso foi mais comum entre os que sentiam dor do que naqueles que não sentiam (80% vs. 60%). 18% concordaram com a afirmação de que não existe nada que a pessoa com dor articular ou artrite possa fazer para melhorar seus sintomas. Isso foi mais comum entre aqueles com dor moderada e severa do que naqueles com dor leve (49% severa; 24% moderada e 10% leve). Mais da metade dos adultos que afirmaram ter dor artrite ou dor articular disseram que essas limitam de alguma forma a s suas atividades diárias.

Essa pesquisa ilustra a oportunidade dos profissionais da saúde de conversarem com os seus pacientes de que dor não faz parte do envelhecimento normal. O diagnóstico precoce e tratamento adequado ajuda a preservar funcionalidade e melhora a qualidade de vida.



Para ler a pesquisa na integra, clique logo abaixo



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page