top of page

De Robert Butler, o livro The Longevity Revolution

O livro The Longevity Revolution: The Benefits and Challenges of Living a Long Life, publicado em 2008 pelo geriatra norte- americano Robert Butler, 553 pp. New York, PublicAffairs, 2008. ISBN: 978-1-58648-553-5, descreve, não somente, os problemas sociais e médicos de uma sociedade em envelhecimento, mas possíveis soluções para os mesmos. Butler foi diretor fundador do National Institute on Aging do National Institutes of Health de 1976 a 1982, e é considerado como um dos maiores geriatras/gerontólogos dos EUA e do mundo.

Segundo o mesmo: “Em resumo, para responder aos desafios de uma população em envelhecimento, nós precisamos de uma revolução científica nas ciências e na medicina da longevidade. A ciência encontrará novos meios de prolongar a vida e sua qualidade. Evidências sugerem que as morbidades podem ser ainda mais comprimidas e a sociedade pode se adaptar ao número crescente de pessoas mais velhas”.

Temas como dependência intergeracional, discriminação pela idade, mudanças na estrutura e planejamento familiar, biologia do envelhecimento, doenças típicas do envelhecimento (Alzheimer), reforma do sistema de saúde, seguridade social e potenciais riscos para a longevidade como pobreza e obesidade são discutidos no livro. Um livro sempre atual e com a análise daquele que foi um dos grandes no estudo do envelhecimento.



36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page