top of page

Infográfico da Cruz Vermelha faz sugestões sobre comunicação com idosos




Infográfico adaptado da Cruz Vermelha espanhola com 12 sugestões sobre como se comunicar sobre o envelhecimento e pessoas idosas.



Como falar sobre as pessoas idosas?


1. Oportunidade:

1.1 No lugar de... termos catastróficos sobre o aumento da população idosa como bomba do tempo e tsunami prateado, é preferível... falar positivamente sobre vidas mais longevas e saudáveis; e do envelhecimento como uma grande oportunidade e conquista.


2. Velhice:

2.1 No lugar de... usar a juventude como parâmetro para descrever a velhice (acúmulo de juventude) ou para se referir aos aspectos positivos de uma personalidade (jovem de coração), é preferível... afirmar de forma direta que é velho (“sou velho e isso é bom”) ou usar outros adjetivos, que não o ser jovem, para descrever os aspectos positivos da personalidade da pessoa.


3. Idosos

3.1 No lugar de... usar termos que homogeinizam e fomentam estereótipos negativos como seniores ou anciões, é preferível... usar termos que são mais neutros, como pessoas idosas ou adultos idosos.


4. Nós


4.1 No lugar de... usar pronomes como eles ou deles, que mostram que excluem as pessoas idosas e os caracterizam como um grupo que é diferente de nós, é preferível... usar os pronomes nós e nossos, numa referência a experiência universal do envelhecimento e de defende-lo como pertencente a todos.


5. As


5.1 No lugar de ... usar o possessivo, que assume que as pessoas idosas são propriedade de alguém (nossos idosos), é preferível... não usar pronomes possessivos e usar “as pessoas idosas”.


6. Riscos

6.1 No lugar de... usar adjetivos relacionados à fragilidade para descrever toda uma faixa etária como “vulnerável” ou “população de risco”, é preferível...especificar os fatores de risco que colocam as pessoas em situação de vulnerabilidade.


7. Face


7.1 No lugar de... mostrar uma parte específica do corpo (mãos enrugadas), é preferível... mostrar a face das pessoas idosas, o que ajuda a representa-las como pessoas com emoções e pensamentos.


8. Diversidade

8.1 No lugar de... usar imagens que sempre mostram as pessoas idosas como um grupo homogêneo, é preferível... mostrar a diversidade da velhice em termos de gênero, raça/etnia, capacidade, etc.



9. Capacidade

9.1 No lugar de... mostra imagens de pessoas encurvadas, é preferível... quando quisermos fazer referência à incapacidade de algumas pessoas idosas, mostrar outras formas de incapacidade e não somente a física.


10. Sociabilidade

10.1 No lugar de... mostrar as pessoas idosas como solitárias, é preferível... mostrá-las em grupos, e de preferência com outras gerações, e não somente em reuniões familiares, pois cada vez mais as pessoas idosas também envelhecem sem filhos.

11. Ativo

11.1 No lugar de... usar imagens de pessoas idosas passivas, olhando os outros ou contemplando uma paisagem ou recebendo orientação ou atenção de alguém, é preferível... usar representações mais ativas, como pessoas idosas trabalhando, realizando atividades ou transmitindo conhecimentos.

12. Cor

12.1 No lugar de... usar imagens em preto e branco ou sépia, é preferível... usar imagens coloridas.

4 visualizações0 comentário
bottom of page