Personagens que fizeram história na conscientização e combate ao idadismo - Erdman Ballagh Palmore

É um pioneiro e visionário na pesquisa e educação sobre o idadismo pessoal, institucional e social. Nascido no Japão em 1930 de pais missionários, cresceu na Virginia e recebeu seu bacharelado pela Universidade de Duke, onde atualmente é professor emérito do Centro de Envelhecimento de Duke, do departamento de psiquiatria. Mestre pela Universidade de Chicago, onde, na década de 50, ao pesquisar sobre o racismo, notou a semelhança entre os estereótipos aplicados aos afroamericanos e aos idosos, iniciando, assim, sua pesquisa sobre os estereótipos da idade. Doutor em filosofia pela Universidade de Columbia. Começou a lecionar no Finch College e, posteriormente, na Universidade de Yale, entre 1959-1963. De 1963 a 1967 foi cientista social da administração de seguridade social em Baltimore. Em 1967, começou a ensinar na Universidade de Duke.

Na área do idadismo, ele pesquisou como o humor contribui e reflete o preconceito e seus estereótipos. Em 1976, criou o questionário: “Fatos sobre o Envelhecimento”, para ajudar as pessoas a se conscientizarem sobre alguns dos seus preconceitos para os idosos. Esse questionário continua sendo utilizado até hoje em diversas versões.

As suas outras áreas de pesquisa são: envelhecimento saudável, através de uma abordagem longitudinal e interdisciplinar, com ênfase na capacidade adaptativa dos idosos na viuvez, doença e aposentadoria. Está envolvido com pesquisas sobre os problemas, programas e tendências associados ao envelhecimento em vinte e cinco países. E também em estudos sobre os aspectos institucionais do envelhecimento. O seu livro: Handbook on Aging foi premiado e é reconhecido internacionalmente como uma importante fonte de consulta para acadêmicos da área. Tem uma extensa lista de publicações, conferências nacionais e internacionais e é um dos mais prolíficos e citados autores no campo da gerontologia. Recebeu diversos prêmios ao longo da sua carreira.

Palmore continua ativo, aos 91 anos, como escritor, ciclista, andarilho e motociclista. Mostrando, com o seu exemplo pessoal, que é possível manter-se ativo, saudável e aprimorar-se ao envelhecer.

Alguns dos seus trabalhos:

  • Palmore E (1970). Normal Aging I. Durham NC: Duke University Press.

  • Palmore E & Luikart C (1972) "Health and Social Factors Related to Life Satisfaction". Journal of Health and Social Behavior 13:68-80.

  • Palmore E (1974). Normal Aging II. Durham NC: Duke University Press.

  • Palmore E (1980). "International Handbook on Aging" Westprot CT: Greenwood Press.

  • Palmore E (1982). "Preparation for Retirement" Osgood, N (ed.), "Life After Work" NY: Praeger Publications.

  • Palmore E (1984). Handbook on the Aged in the U.S. Westport, CT: Greenwood Press.

  • Palmore E (1985). Normal Aging III. Durham NC: Duke University Press.

  • Palmore E (1990). "Predictors of Outcome in Nursing Homes". Journal of Applied Gerontology, 9: 172-184.

  • Palmore E (1998). "Facts on Aging Quiz, Second Edition. New York, NY: Springer Publishing Co.

  • Palmore E (2005). Three Decades of Research on Ageism. Generations, 29(3), 87-90.

  • Palmore E (2009). Reducing Ageism. Journal of Aging, Humanities and the Arts, 3(2), 144-146.

  • Palmore E (2011). Older Can Be Bolder. New York, NY: CreateSpace and Kindle.


3 visualizações0 comentário